O que é um engenheiro? Visão geral do engenheiro
Hoje, o campo da engenharia oferece mais opções de carreira do que qualquer outra disciplina. No passado, havia quatro ramos principais de engenharia: mecânico, químico, civil e elétrico.
Hoje, o número de diplomas de engenharia disponíveis aumentou bastante. Atualmente, existem seis ramos principais de engenharia: mecânico, químico, civil, elétrico, administrativo e geotécnico, e em cada ramo existem centenas de subcategorias diferentes.
O que um engenheiro faz?
Engenheiro Agrícola – Analisa operações agrícolas e analisa novas tecnologias e maneiras de fazer as coisas para melhorar o uso da terra, aumentar a produtividade e conservar recursos
Como é o local de trabalho de um engenheiro?
O local de trabalho de um engenheiro depende do tipo de engenheiro, da descrição real do trabalho e da empresa em que trabalham. Muitos engenheiros trabalham em um ambiente de escritório, alguns trabalham em campo supervisionando seus projetos e outros, como um engenheiro de navios, viajam quase 100% do tempo.
O que significa projetar e construir um mundo conectado?
Na Honeywell: 10 anos
Educação: Eletrônica e Telecomunicações, Especialização em Aviônica pela Sociedade Aeronáutica da Índia e uma licença de piloto privado para o Cessna 172R
O que ela faz:
Por que engenharia?:
A melhor coisa de ser engenheiro: é o fato de você estar sendo pago para pensar.
Na Honeywell: seis anos.
Educação: Ph.D. em engenharia química
O que ela faz: eu crio casos de negócios relacionados à análise e extrao informações de dados trabalhando em conjunto com cientistas de dados.
Por que engenharia?:
Patentes: uma
A melhor coisa de ser engenheiro: o fato de conseguirmos resolver problemas, projetar coisas importantes, melhorar a qualidade de vida e nunca ficar entediados é a melhor coisa de ser engenheiro.Francis Rodriguez, Engenheiro de Manufatura Avançada em Torrance, Califórnia.
Na Honeywell: 15,5 anos
Educação: Engenharia industrial com especialização em processos de manufatura no Instituto Tecnológico de Mexicali; além disso, um mestrado O
que ela faz:
Como engenheira industrial, é trabalho da minha equipe garantir que nossos projetos de tecnologia sejam capazes de serem fabricados no mundo real.
Às vezes, o ambiente de design não reflete totalmente as limitações e obstáculos para a construção de um componente específico.
Minha equipe e eu garantimos que nossos novos produtos e componentes de plataforma sejam fabricáveis nas fábricas da Honeywell e em nossos fornecedores externos.
Por que engenharia ?:
Bem, para ser sincero, não foi meu primeiro pensamento. Originalmente, eu queria ser médica, mas minha namorada me convenceu do contrário. Eu fiz minha pesquisa e reconheci o potencial que tinha para ter sucesso.
Estou certo de que fiz a escolha certa.
A melhor coisa de ser engenheiro: na engenharia, você sempre é desafiado a procurar a melhor maneira de fazer as coisas em menos tempo e com menos custo.
David Kucera, pesquisador de engenharia em Brno, República Tcheca
Na Honeywell: 15 anos
Educação: engenharia biomédica na TU Brno, República Tcheca
O que ele faz: projetamos controladores eletrônicos para sistemas de aquecimento a gás para aplicações industriais e comerciais – fornos e caldeiras.
Por que engenharia ?:
Quando criança, eu gostava de construir coisas sozinho – brinquedos, Legos. Eu também queria saber como as coisas funcionam e como elas quebram. Sempre me interessei por física, matemática, eletrônica e programação.
Patentes: 18 concedidas e mais arquivadas
Li Wang, bolsista de tecnologia em Xangai, China
Na Honeywell: 13 anos
Educação: ciência e engenharia de materiais, que inclui materiais e dispositivos eletrônicos, sistemas micro-eletromecânicos, coleta de energia, materiais avançados e tecnologia de detecção de ar e água limpos
O que ela faz:
Sou engenheiro com muita curiosidade, sempre passando de um campo de tecnologia para outro. Passo metade do meu tempo trabalhando em vários projetos técnicos para obter resultados e, em seguida, com a outra metade em plataformas de inovação para atender mais engenheiros.
Por que engenharia?: Na engenharia, você pode seguir seu coração e é simples lidar com as coisas.
Patentes: Mais de cinco
Petchirajan J, engenheiro de software em Madurai, Índia
Na Honeywell: três anos de
formação: bacharelado em engenharia em ciência da computação e mestre em sistemas de software
O que ele faz: sou engenheiro de software projetando e desenvolvendo ferramentas. Como líder técnico, estou envolvido em todo o ciclo de vida do desenvolvimento.
Eu avalio as tecnologias mais recentes e identifico a adequação dessa tecnologia à geração de receita.
Por que engenharia ?: Desde jovem, sempre fiquei curioso sobre como as coisas funcionam.
Eu sempre costumava quebrar itens elétricos para entender como estava funcionando. Quando cheguei ao ensino médio, entrei em um centro de computação privado para aprender programação e isso me levou à engenharia de software.
A melhor coisa de ser engenheiro: é o fato de não termos um trabalho de rotina das 9h às 17h. Como engenheiro, precisamos nos manter atualizados com todos os tipos de tecnologia e conhecimento do setor, e esse aprendizado contínuo torna nossa vida muito interessante.
Maryam Abdul-Wahid, engenheira de software em Phoenix
Na Honeywell: Estagiou em 2015 e 2016 e iniciou em período integral em 2017
Educação: Engenharia elétrica e de computadores com especialização em Engenharia de Sistemas na Universidade do Arizona
O que ela faz: O programa em que trabalho O Controlador de tela de toque Primus Epic 2.0 (TSC) – sistema aviônico integrado da Honeywell para jatos executivos de pequeno e médio porte. Meu papel envolve programar os gráficos, escrever e revisar os requisitos de software.
Por que engenharia?:
Minhas aulas de engenharia do ensino médio foram muito práticas e envolventes, o que inspirou minha decisão de me tornar um engenheiro.
Projetamos cadeiras de papelão para suportar 200 libras, experimentamos controladores lógicos programáveis e projetamos robôs autônomos para competições em todo o estado.
A melhor coisa de ser engenheiro: o número incontável de planos de carreira disponíveis. Dentro da indústria aeroespacial, existem vários programas interessantes e desafiadores relacionados à defesa e espaço, aeronaves comerciais e aeronaves comerciais.
Inspiração: sou inspirado pelas pessoas no trabalho e pela Women in Honeywell Engineering Network (WHEN) e pelo Aerospace Women’s Council (AWC).
Charlene Numrych, Engenheira de Regulamentação, Lincolnshire, Illinois
Na Honeywell: Cinco anos
Educação: BS Engenharia Elétrica na Universidade de Illinois e MBA em Lake Forest
O que ela faz: trabalho com agências reguladoras de todo o mundo para garantir que o equipamento de detecção de gás da Honeywell cumpra todas as leis, requisitos de segurança e desempenho.
Isso envolve não apenas a compreensão do design e da documentação do produto para poder explicar os recursos de segurança projetados, mas também os requisitos de produção que garantem que o produto seja fabricado toda vez, conforme os requisitos especificados.
Por que engenharia?:
Eu fiz um acordo com meu pai. Ele temia que eu me machucasse competindo como ginasta do time do colégio, especialmente depois que eu quebrei minha perna na primeira competição. Então ele me disse que se eu fizesse Engenharia Elétrica, ele nunca reclamaria da minha ginástica.
A lógica dele? Seria muito difícil para mim continuar competindo e continuar estudando. Minha lógica? Todo o tempo economizado discutindo sobre ginástica vai mais do que cobrir os estudos.
A melhor coisa de ser engenheiro:
Há uma tremenda flexibilidade no caminho que você pode seguir – tudo, desde a adoção da lei e o perito forense até o nível básico de novos projetos fascinantes.
Realmente não há fim para o que você pode fazer com base nos fundamentos básicos da engenharia. Por exemplo, eu uso meu conhecimento de física para ser um melhor professor de ginástica / circo.
Inspiração: Todos em todos os níveis pensam ‘fora da caixa’ – o que parece banal – mas é muito verdadeiro. As coisas mais inspiradoras são assistir a idéias que pareciam loucas na época – como o relógio de Dick Tracy – se tornarem realidade.
Quais são os 50 principais empregadores de engenheiros dos sonhos?
A empresa global de consultoria e pesquisa Universum relata que estudantes de negócios de todo o mundo nomearam o Google como ‘o empregador mais atraente do mundo’. Os estudantes de engenharia e TI concordaram, provavelmente devido aos altos salários do Google, às inúmeras vantagens e à cultura geral da empresa.
A Universum pesquisou aproximadamente 100.000 estudantes de engenharia e TI em 12 países e pediu que escolhessem as empresas e organizações nas quais mais gostariam de trabalhar. Em seguida, compilou uma classificação dos empregadores mais desejáveis em todo o mundo.
Google, Microsoft, Apple, BMW e IBM são os 5 principais empregadores dos estudantes de graduação em engenharia e TI.
Aqui está a lista completa dos 50 principais:
50. Grupo Airbus
Esta empresa aeroespacial e de defesa está sediada em Leiden, Holanda.
49. Novartis A
Novartis International é a número um em vendas na indústria farmacêutica mundial.
48. PwC (PricewaterhouseCoopers) A
PwC é a maior empresa de serviços profissionais do mundo, operando uma rede de empresas em 157 países.
47. Volvo Cars
Sediada em Gotemburgo, Suécia, este fabricante de veículos de luxo foi estabelecido em 1927.
46. Schneider Electric
Schneider é uma empresa francesa que se concentra no gerenciamento de energia e na distribuição de eletricidade.
45. PepsiCo
Esta multinacional americana de alimentos, lanches e bebidas está sediada em Purchase, Nova York, e foi formada em 1965.
44. Grupo Adidas
Sediada na Alemanha, a Adidas é o segundo maior fabricante de roupas esportivas do mundo.
43. Bayer
Esta empresa farmacêutica foi fundada em Barmen, Alemanha, em 1863.
42. Schlumberger
Com 95.000 funcionários trabalhando em mais de 85 países, a Schlumberger é a maior empresa de serviços de campos petrolíferos do mundo.
41. BP
Esta ‘maior empresa’ de petróleo e gás está sediada em Londres.
40. Lenovo
Esta empresa de tecnologia chinesa foi o maior fornecedor mundial de computadores pessoais em vendas unitárias em 2015.
39. A HP
Hewlett Packard Enterprise é uma empresa de tecnologia da informação com sede em Palo Alto, Califórnia.
38. Pfizer
Esta empresa farmacêutica produz uma ampla gama de medicamentos e vacinas e foi fundada em 1849.
37. Nissan
Esta empresa japonesa é a 6ª maior montadora do mundo.
36. BASF
O maior produtor químico do mundo, a BASF está sediada na Alemanha.
35. Bosch
Esta empresa multinacional de engenharia e eletrônica foi o maior fornecedor mundial de componentes automotivos em 2011.
34. Accenture A
Accenture, a maior empresa de consultoria em receita do mundo, é uma empresa global de aproximadamente 384.000 funcionários, com escritórios e operações em mais de 200 cidades em 55 países.
33. Unilever
Esta empresa anglo-holandesa de bens de consumo possui 400 marcas e é um dos países multinacionais mais antigos do mundo.
32. Deloitte
Esta empresa de contabilidade ‘Big Four’, com sede em Nova York, também é a segunda maior rede de serviços profissionais do mundo.
31. Dell
Com mais de 103.300 funcionários em todo o mundo, a Dell desenvolve, vende e suporta computadores pessoais.
30. O Boston Consulting Group (BCG)
BCG, uma empresa de consultoria de gestão, opera em 48 países diferentes.
29. 3M
A 3M Company é uma empresa multinacional sediada em Minnesota, especializada em produtos como adesivos e laminados.
28. JP Morgan O JP Morgan
Chase & Co. é o sexto maior banco do mundo, em ativos totais.
27. Oracle
Esta corporação americana é especializada na criação de software de banco de dados.
26. IKEA
Este gigante de móveis pronto para montar da Suécia se tornou o maior varejista de móveis do mundo em 2008.
25. Cisco Systems A
Cisco Systems é especializada em equipamentos de rede e é a maior empresa de rede do mundo.
24. A Toyota
Toyota Motor Corporation está sediada no Japão e empregava 344.109 pessoas em 2015.
23. Nestlé
Possuindo 447 fábricas em 194 países, a Nestlé é uma empresa de alimentos e bebidas com sede na Suíça.
22. ExxonMobil
A maior das maiores empresas de petróleo e gás do mundo, a ExxonMobil está sediada em Irving, Texas e é o maior descendente direto da Standard Oil Company de John D. Rockefeller.
21. Goldman Sachs O
Goldman Sachs é especializado em banco de investimento global e outros serviços financeiros e está sediado em Lower Manhattan.
20. Grupo Volkswagen
Esta empresa alemã de fabricação de automóveis empregava 610.076 pessoas em 2015.
19. Daimler / Mercedes-Benz A
Daimler é uma empresa automotiva alemã que produz carros premium (como Mercedes-Benz) e fabrica veículos comerciais. Em 2014, tinha 279.972 funcionários.
18. The Coca-Cola Co.
O principal produto da Coca-Cola desta corporação de bebidas com sede em Atlanta foi inventado em 1886.
17. McKinsey & Company
Esta empresa de consultoria de gestão mundial é especializada em análises qualitativas e quantitativas.
16. Grupo L’Oréal
Esta empresa francesa de cosméticos empregava 78.600 pessoas em 2014.
15. General Motors
Partindo de Detroit, a General Motors projeta e constrói veículos e possui 396 instalações em seis continentes.
14. Shell A
Royal Dutch Shell é considerada um dos seis “supermajores” de petróleo e gás.
13. Ford Motor Company
Esta montadora está sediada em Michigan e é controlada pela família Ford, que possui uma participação minoritária.
12. Johnson & Johnson
Este fabricante de dispositivos médicos e bens de consumo foi fundado em 1886 e agora inclui cerca de 250 empresas subsidiárias.
11. Procter & Gamble (P&G) A
P&G é uma empresa de bens de consumo sediada em Cincinnati, Ohio, com 110.000 funcionários a partir de 2015.
10. Sony
Esse conglomerado multinacional vende eletrônicos de consumo e profissionais e está sediado em Tóquio.
9. Samsung
Este conglomerado eletrônico está sediado na Coréia do Sul.
8. Siemens
Sediada em Munique, a Siemens é a maior empresa de engenharia da Europa.
7. Intel
Intel Corporation está sediada em Santa Clara, Califórnia e empregava 107.300 pessoas em 2015.
6. A GE
General Electric, um conglomerado multinacional especializado em eletrodomésticos, gerenciamento de energia e outros serviços, possui mais de 300.000 funcionários em todo o mundo.
5. A IBM
International Business Machines Corporation está sediada em Armonk, Nova York, e foi fundada em 1911.
4. A empresa de
veículos de luxo BMW Group Bayerisch Motoren Werke está sediada em Munique e foi fundada em 1916.
3. Apple
Esta empresa multinacional de tecnologia com sede em Cupertino, Califórnia, é famosa por seus produtos eletrônicos de consumo.
2. Microsoft A
Microsoft está sediada em Redmond, Washington e desenvolve e vende principalmente software e computadores pessoais.
1. Google
Esta empresa de tecnologia é especializada em produtos relacionados à Internet e é conhecida por seu principal mecanismo de busca.
Quais são os 10 principais desafios de engenharia da próxima década?
A lista a seguir de desafios que o setor de engenharia enfrenta foi compilada em 2018 pela empresa global de análise de informações Elsevier.
1. Atualizando a instável infraestrutura dos Estados Unidos
A Sociedade Americana de Engenheiros Civis atribui à infraestrutura antiga dos EUA um grau D +. A Sociedade estima que US $ 3,6 trilhões de dólares devem ser investidos até 2020 para levar estradas, pontes, água, energia elétrica e sistemas de esgoto dos EUA a condições e padrões de funcionamento seguros.
2. Educando os engenheiros do primeiro mundo a entender como resolver problemas do terceiro mundo
De acordo com o Jornal de Recursos Renováveis, a população mundial crescerá dois bilhões nas próximas duas décadas, com 95% do crescimento ocorrendo em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos.
O desafio que esse fato apresenta para os engenheiros: eles devem encontrar maneiras novas e inovadoras de resolver problemas e resolver problemas nesses países.
3. Promoção da engenharia verde para melhorar a sustentabilidade e reduzir a pegada de carbono na manufatura
O Escritório de Eficiência Energética e Energia Renovável dos EUA relata que a indústria manufatureira dos EUA produziu 19.237 BTUs e 1.071 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono.
4. Identificação de fontes alternativas viáveis de energia
De acordo com a multinacional britânica de petróleo e gás BP plc, anteriormente denominada ‘British Petroleum’, as contribuições para a produção de energia a partir de fontes renováveis e outras fontes de combustível crescem 6% ao ano e contribuem com 45% da incremento na produção de energia até 2035.
5. Repensando a aparência e o funcionamento das cidades
54% da população mundial vive nas cidades. Segundo o Índice de Cidades Sustentáveis da ARCADIS, sete das dez cidades mais sustentáveis do mundo estão na Europa.
6. Tornando o STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática) mais atraente para jovens estudantes
Desde o início de 2018, os Estados Unidos tinham 1,2 milhão de empregos STEM não preenchidos. Um estudo da UCLA revelou que 40% dos estudantes matriculados em cursos de especialização em STEM trocaram de assunto ou não conseguiram obter um diploma.
7. Proteção de dados pessoais e riqueza pessoal contra ataques cibernéticos
De acordo com o Relatório de investigação de violação de dados de 2017, 24% das violações de dados afetaram instituições financeiras; 15% envolviam organizações de saúde; 12% direcionados a entidades do setor público; e 15% envolveram os setores de varejo e acomodações.
8. Lidando com as mudanças climáticas através da inovação em engenharia
Até 2050, seis das dez cidades com os maiores custos anuais de inundação estarão na Índia e na China. Três estarão nos Estados Unidos: Nova York, Miami e Nova Orleans.
9. Alimentando a crescente população mundial por meio de inovações em engenharia e bio-engenharia de ponta
As Nações Unidas alertam que até 2050 a produção mundial de alimentos deve aumentar em 60% para acompanhar a demanda. O desafio é atingir esse objetivo de maneira sustentável e garantir o acesso a alimentos e água.
10. Melhorando a saúde e o bem-estar através das ciências da vida, nanotecnologia e engenharia biológica
Até 2060, a população de americanos com 65 anos ou mais terá mais que o dobro do tamanho a partir de 2011. Isso coloca muita pressão na criação de novos medicamentos técnicas de engenharia para administrar medicamentos.
Quais são alguns bons conselhos para os estudantes de engenharia?
É importante encontrar um campo de engenharia em que você esteja realmente interessado no conteúdo principal. Só porque alguns campos de engenharia são considerados os campos para entrar e todo mundo parece estar se reunindo nessa direção, não significa que você também precise. Se algo não lhe agrada, então não é o assunto certo para você, então evite-o.
Tente ingressar nas aulas desde o início e suspeitar que será seu maior diploma. Dessa forma, você pode descobrir se é o ajuste certo para você. Duas boas perguntas para você se perguntar:
‘Estou realmente gostando disso?’ e ‘Tenho o que é preciso para realmente me destacar neste campo?’ Além disso, tente evitar todos os cursos de ‘cotão’ durante os primeiros dois anos.
Isso acabará por deixá-lo com todos os mais difíceis durante seus últimos anos, e você não terá nada para interromper todo o trabalho de engenharia do núcleo duro.
Os matemáticos podem se tornar engenheiros?
Não seria aconselhável para uma pessoa que deseja se tornar um engenheiro se especializar em matemática, com o objetivo de se desviar posteriormente para a engenharia.
É verdade que muitos princípios matemáticos se aplicam ao mundo da engenharia, mas a engenharia é muito mais prática e prática e não se pode se especializar em matemática e esperar garantir emprego imediatamente como engenheiro.
Se, no entanto, você se formou em matemática e, depois disso, procura seguir uma carreira em engenharia, certamente estará à frente de alguém que se formou em algo completamente não relacionado.
Existem algumas áreas especializadas da engenharia nas quais um matemático poderia trabalhar, mas você ainda precisará passar por um treinamento adicional e obter as qualificações relevantes, ou pelo menos assumir um estágio ou uma experiência de trabalho relevante.
Qual é o melhor campo da engenharia para entrar?
Os engenheiros são bons gerentes de produto?
Às vezes, um engenheiro sofre uma mudança interna pessoal durante sua carreira, na qual seu caminho e interesses profissionais começam a mudar de um ambiente de pensamento de produto para um ambiente de pensamento de mercado (foco interno versus foco externo).
Seria recomendável obter a certificação em gerenciamento de produtos e até pensar em obter um mestrado em administração de empresas, se esse for o caminho que você deseja seguir.
Essa pode ser uma ótima opção de carreira, pois um engenheiro já possui o conhecimento técnico e entende a tecnologia. Seria bom ler livros, blogs e participar de eventos relacionados ao gerenciamento de produtos.
Encontrar um mentor que seja gerente de produto há alguns anos também seria excelente, pois ele pode responder perguntas e ajudar a guiá-lo através do processo.
Estudar engenharia e se tornar um engenheiro valem a pena?
A engenharia pode ser uma excelente opção de carreira para alguém que possua a aptidão, um grande interesse, fortes habilidades matemáticas e uma abordagem lógica para a solução de problemas.
Os especialistas em engenharia têm a reputação de serem muito exigentes, às vezes levando cinco anos para serem concluídos.
Pode ser difícil passar por toda a matemática e ciências envolvidas, e você pode se perguntar se vale a pena a quantidade de trabalho envolvido (especialmente quando vê alunos de outros programas se divertindo muito mais do que você).
Lembre-se de que você deve trabalhar duro para alcançar qualquer tipo de sucesso, e tornar-se engenheiro é, no final, uma carreira gratificante e satisfatória.
Ele permitirá criar, testar e projetar coisas que resolvem os problemas do mundo, além de oferecer inúmeras oportunidades de crescimento. Se você escolher seu campo de engenharia com sabedoria e se manter fiel a si mesmo e a seus pontos fortes, definitivamente valerá o seu esforço.
Como é ser engenheiro?
Muitos aspectos de nossas vidas foram visualizados, projetados e desenvolvidos por um engenheiro. Engenhar significa literalmente “fazer as coisas acontecerem”.
A maior parte do que os engenheiros fazem diariamente pode se dividir em quatro categorias: comunicação, resolução de problemas, análise e planejamento.
Dependendo da indústria e da função de um engenheiro, seu dia normalmente consistirá em uma mistura variada dessas funções.
Os engenheiros pegam o conhecimento científico e o convertem em tecnologia; depois, pegam essa tecnologia e convertem-na em uma solução / inovação funcional.
Há uma sensação de orgulho e bem-estar que todos os engenheiros sentem depois de concluir um projeto difícil com sucesso. É uma carreira que recompensa a vida: criar, projetar e produzir produtos e serviços úteis para terceiros.
Seja o primeiro a comentar!